sexta-feira, 18 de maio de 2007

Gravando vinil em CD

Transforme seus discos em CDs





Objeto pouco conhecido pelas crianças da geração digital, o vinil foi durante muitos anos a principal ferramenta utilizada para gravar e comercializar músicas. Com o surgimento dos CDs, os discos foram ficando esquecidos e, rapidamente, substituídos por esse novo método de armazenar. Entretanto, muitas pessoas ainda possuem, ao menos, um disco escondido no fundo de uma gaveta. Alguns, mais saudosistas, guardam com muito carinho coleções adquiridas durante anos e que são raridades.

Mas por que não poupar os discos dos arranhões feitos pelas agulhas das vitrolas e ter mais praticidade? Com alguns equipamentos e um pouco de dedicação, as pessoas podem transferir toda a coleção para os CDs. O músico e técnico de estúdio Johnny Siqueira afirma que é fácil para qualquer pessoa fazer a transferência de arquivos. De acordo com ele, é necessário somente um pouco de conhecimento do software que será utilizado no processo.

O interessado precisará ter um pickup (toca-discos), um gravador de CDs e um cabo de áudio com uma das extremidades com um plug P2 estéreo, para ligar na placa de som, e outra extremidade com um plug com o mesmo modelo da entrada do toca-discos (normalmente RCA). Johnny explica que é fundamental que os equipamentos tenham boa qualidade, principalmente a placa de som. ’O usuário pode utilizar uma placa onboard, mas, além de ter problemas para eliminar os chiados do disco, encontrará dificuldades com os ruídos do hardware’.

Além dos aparelhos, a pessoa precisará de um software específico que será utilizado para capturar e editar as músicas. De acordo com Johnny, existem diversos programas para essa finalidade no mercado, mas um dos mais utilizados é o Sound Forge, da Sonic Foundry (www.sonicfoundry.com ). ’Pode ser tanto a versão 5.0 quanto a 6.0. O programa não é gratuito e está disponível para download na página do fabricante’.
Junto com o pacote que acompanha o software existe também o plugin Noise Reduction DX 2.0. ’Será fundamental instalá-lo. Esse plugin tem três ferramentas. Vamos ter que usar duas delas: uma para retirar os estalos do disco e outra para eliminar os ruídos da gravação’.

Para começar, o usuário precisa primeiro ligar o pickup no micro. Para isso, é só conectar o cabo no toca-discos e a outra ponta na placa de som na entrada Line In. Em seguida, é necessário configurar o micro. O usuário precisará abrir o Controle de Volume. O aplicativo normalmente é identificado pelo símbolo de um alto-falante que fica no canto direito inferior no monitor, ao lado do relógio. Ao abrir a tela, é só clicar em Opções e depois em Propriedades. Com isso, aparecerá uma nova janela. Nessa área é necessário selecionar a opção Gravação e, em uma lista, a opção Line In (ou Entrada de Linha). Com isso, o computador estará habilitado para começar a gravação.

Agora, o restante do trabalho de capturar as músicas será realizado somente no software escolhido pelo usuário. A partir desse ponto, todas as informações serão específicas para o Sound Forge. Dependendo do software escolhido, os métodos e ferramentas podem variar.

Gravação

Para começar o trabalho, será preciso criar um novo arquivo. Após abrir o Sound Forge, é só clicar em File e depois em New. Ao abrir a caixa de informação, será necessário alterar algumas configurações. Johnny diz que a configuração padrão é 44.100 no campo Sample rate, e 16 bits na Bit depth. ’O Sample selecionado é a frequência mínima para um CD. Já o Bit depth é o padrão para o tempo de captura. O interessado deve verificar também nesse quadro se está habilitado o campo estéreo’.

Com essa etapa concluída, deve-se selecionar a opção Recorde, caracterizada por um botão redondo vermelho na área de trabalho do software. Agora, abrirá a caixa de gravação (ver imagem acima). Nesse espaço será necessário também configurar algumas opções.
Em Device, deverá apresentar a entrada de linha da placa de som. Selecionar também a opção Monitor. ’Com esse recurso habilitado a pessoa acompanha o volume de gravação. O limite máximo é 0 dB. Passando disso, começará a distorcer. É bom trabalhar com – 6 ou – 4 dB’. Marcar também o campo DC Adjust e clicar no botão Calibrate. ’O programa automaticamente tentará gravar sem ruído’. Após essa série de configurações, é só clicar em Rec e colocar o disco para tocar.

Qualidade

Depois de terminar de fazer a captura, a música aparecerá em uma régua em forma de ondas. Quem não se preocupa muito com qualidade, ou não quer ter mais trabalho, pode somente salvar o arquivo. Mas, para obter um bom resultado, serão necessárias mais algumas tarefas.
Primeiro, escutar a música para tentar identificar alguns problemas. Uma boa dica é utilizar o fone de ouvido. Normalmente, o arquivo grava no começo um trecho em branco. Para deletar, é só selecionar esse pedaço com o mouse, como é feito com textos, e apertar o botão Delete do teclado.

Logo após, será necessário ter instalado o plugin. Escolher no menu a opção Click and Crackle. Ao abrir a janela é só clicar em Ok. Depois, abrir o quadro Noise Reduction. Na janela, escolher Modo 2, opção padrão para retirar os ruídos sem danificar a qualidade da gravação, e aplicar.
Para finalizar, selecionar no menu Process e depois Normalize. No quadro, habilitar a opção Peack Level. Na mesma área, clicar no botão Scan Levels, que apresentará o valor máximo e mínimo para a entrada de som. Depois é só verificar o Prewie e aprovar. Johnny explica que o usuário perceberá que as ondas serão ampliadas na régua. ’Ao escutar, o som estará mais alto, perfeito para gravar em um CD’.

Após essa batalha de configurações, o usuário já pode salvar a música no HD, clicando em File e depois em Save As. Para escutar o arquivo em qualquer aparelho reprodutor de CDs, a extensão correta é wav, mas existe a possibilidade de salvar em MP3, entre outras. ’Pode parecer complicado, mas essas tarefas são fáceis de executar. O programa é profissional e oferece outros recursos, mas, a partir desse ponto, depende do interesse do usuário em explorá-los’.

Johnny diz que é recomendado que a pessoa execute esses procedimentos para cada arquivo. ’O usuário pode gravar, por exemplo, todas as músicas de um lado do vinil de uma só vez. Mas depois terá que recortar e criar uma novo arquivo para cada uma. Trabalhar com um arquivo só, que deverá ter 30 minutos, será muito complicado, principalmente dependendo do processamento da máquina’.

Para finalizar, Johnny explica que o usuário deverá seguir o procedimento normal do software usado para gravar CDs. ’Cada copiadora vem acompanhada de um programa oferecido pelo fabricante. A partir desse ponto, a música já está no HD da máquina. É só passar para o CD usando o mesmo método praticado com os outros arquivos’.

Dicas

Para conseguir uma boa gravação, a placa de som deve ser de qualidade.
Utilize o fone do ouvido para identificar os ruídos. Normalmente, as caixas de som dos computadores não possuem boa qualidade.
Grave música por música. Trabalhar com um arquivo muito grande pode prejudicar o processamento da máquina, dificultando a edição.
Verificar se o cabo realmente está ligado na entrada certa da placa de som (Line In). A entrada de microfone também funciona, mas não apresenta boa qualidade na gravação.


Autor: Fábio Lemos - site UOL

Um comentário:

Unknown disse...

Legal seu blog Caio. Boa sorte e continue postando coisas interessantes p/nós ok?

abraços.

Renê ( SANTOSSEMPRESANTOS)

Quem sou eu

Minha foto
K-PAX, Constelação Lyra, Brazil