sexta-feira, 18 de maio de 2007

Frances Farmer


Frances Farmer era um estonteantemente bela atriz e estrela do cinema (nascida em 1914, em Seattle), que tinha tido muito êxito em Broadway e em Hollywood. Porém, ela era uma ativista política radical, simpatizante comunista e de uma natureza rebelde e agressiva (quando ela tinha 15 anos, ganhou uma viagem para a União Soviética, como prêmio para uma composição escrita por ela). Depois de várias brigas com as autoridades, em 1942 ela foi declarada injustamente como sendo ' mentalmente incompetente' e internada pelos pais em uma série de sanatórios e hospitais psiquiátricos públicos, onde todas as terapias tentadas não foram capazes de domesticá-la e trazê-la à "normalidade ".

Assim, em outubro de 1948, no obscuro Western State Hospital, em Washington, à idade tenra de 34 anos, o famoso neurocirurgião Walter Freeman que foi praticamente o unico responsável pela popularização da lobotomia prefrontal nos E.U.A. foi contratado pelo diretor do Hospital para realizar a sua também famosa lobotomia transorbital em Frances Farmer.

Ela foi liberada em 1953 do Hospital, já sem ser uma ameaça para sociedade. Ela se sustentou com trabalhos temporários e terminou a vida como recepcionista em um hotel, morrendo de câncer em 1970. A vida dela foi o assunto do Farmer um filme estrelado por Jessica Lange, e de uma canção chamada Frances Farmer Will Have Her Revenge on Seattle ", pelo grupo de rock Nirvana.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
K-PAX, Constelação Lyra, Brazil