sábado, 19 de maio de 2007

Banheiro pago


por Kurt

O cartaz na foto acima está afixado em certo restaurante à beira-mar na cidade de Mongaguá/SP. Dividindo o espaço com os cartazes "Fiado, só amanhã" e "Sentou, pagou", esses avisos, comumente recheados de erros liguísticos -- para a nossa diversão -- freqüentam as paredes de estabelecimentos de todos os preços, desde o "Comeu, morreu" do Centro até os nobres restaurantes à beira-mar, como é o caso do nosso amigo aí em cima.

Por ficar em frente à praia e pelo fato da praia não ser equipada com banheiros públicos, certamente muitos "clientes" costumavam ir àquele restaurante exclusivamente para usar o banheiro, sujavam-no, gastavam seu papel e, ao deixar o local, marcavam sua passagem com um rastro de um misto de água com areia (leia-se lama). Assim, se quiser se aliviar tem que pagar! E não é nada barato: 2 reais por pessoa. Forma de cobrança? Roletas que são liberadas com a inserção de moedas foram instaladas na entrada dos sanitários.

Tentei calcular o custo para a colocação das roletas e o tempo que o proprietário do restaurante demoraria para reaver o custo das roletas e concluí: durante a temporada, os paulistanos devem trocar as roletas do metrô pelas roletas desse restaurante, certamente com direito a filas, bate-bocas, quiçá a torcidas organizadas. Só assim compensaria instalá-las. Ah, e teria que aceitar passe de metrô!

Mensagens folclóricas como esta sempre chamam a atenção, não por suas cores ou por seu posicionamento, mas porque quase sempre trazem um conteúdo mal educado, uma ação radical ou a manifestação de um saco cheio, de calotes, de folgados, de mijões.

3 comentários:

Anônimo disse...

Um verdadeiro marco do jornalismo brasileiro. Morreu Otávio Frias, surge Caio Fonseca.
Ass.: Álvaro Pimentel

Unknown disse...

Dindu.. seu blog já tá nos meus favoritos viu!! ;)
Vou entrar sempre pra ficar antenada nos últimos acontecimentos meu!!! auhhuauhauhahua =D
Agora falando sério.. já li todos os seus textos.. eu adorei, como td q vc faz!! =P
Mtos beijinhos!
Lu

Unknown disse...

Gostei do Blog Caio, poderá postar em um futuro bem próximo as notícias de cunho federal. abraços João Octávio

Quem sou eu

Minha foto
K-PAX, Constelação Lyra, Brazil